As doenças cardiovasculares são um grupo de doenças do coração e dos vasos sanguíneos e incluem:
• Doença coronariana – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco;
• Doença cerebrovascular – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro;
• Doença arterial periférica – doença dos vasos sanguíneos que irrigam os membros superiores e inferiores;
• Trombose venosa profunda e embolia pulmonar – coágulos sanguíneos nas veias das pernas, que podem se desalojar e se mover para o coração e pulmões.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), representando 31% de todas as mortes em nível global. Destes óbitos, estima-se que 85% ocorrem devido a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.
A razão mais comum para isso é a formação de placas de gordura nas paredes internas dos vasos sanguíneos que irrigam o coração ou o cérebro. Os acidentes vasculares cerebrais também podem ser causados por uma hemorragia em vasos sanguíneos do cérebro ou a partir de coágulos de sangue. A causa de ataques cardíacos e AVCs geralmente são uma combinação de fatores de risco, como o uso de tabaco, dietas inadequadas e obesidade, sedentarismo e o uso nocivo do álcool, hipertensão, diabetes e hiperlipidemia.
A cessação do tabagismo, redução do sal na dieta, consumo de frutas e vegetais, atividades físicas regulares e evitar o uso abusivo do álcool têm se mostrado eficazes para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, o tratamento medicamentoso da diabetes, hipertensão e hiperlipidemia pode ser necessário para reduzir os riscos cardiovasculares e prevenir ataques cardíacos e AVCs. Manter acompanhamento médico regular é fundamental para prevenção primária e secundária de doenças vasculares.

Post excelente, Dr Yan sempre muito esclarecedor!
CurtirCurtir